• Renata Martuscelli

Torta de limão

Com merengue suíço!




Massa


150g de manteiga gelada e picada

250g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar refinado

2 pitadas de sal

2 pitadas de fermento

2 gemas peneiradas


Comece peneirando os ingredientes secos e misture , penere as duas gemas sobre a mistura , adicione a manteiga e misture tudo apertando bem. Quando a massa estiver homogênea ela esta pronta. Coloque a massa na assadeira de torta pedacinho por pedacinho , ela é mais fácil de manusear em pedaços do que abrindo-a com um rolo. Faça furos com um garfo e asse em forno pré-aquecido a 180° até ela dourar , cerca de 25min . 


Recheio


1 lata de leite condensado

Suco de 2 limões taiti (aproximadamente)

Esprema o suco dos limões , coe e coloque no leite condensado , ele vai ficar durinho! Vale experimentar antes de colocar tudo , ás vezes o limão vem mais azedo ou mais suave , por isso experimente antes de usar os dois. Assis que estiver pronto coloque o recheio sobre a massa (pode estar quente).


Merengue Suíço


3 claras

4 colheres (sopa) de açúcar

Raspas de 1 limão


Comece raspando o limão! É super adequado usar um ralador cítrico , ele não fere a parte branca do limão que deixa tudo amargo!

O merengue suíço é feito com claras a 50°C  , como ninguém tem termômetro em casa a dica é a seguinte , coloque as claras em um bowl de inox e leve-o ao fogo bem baixo, segure o bowl com uma mão e com a outro mexa as claras , se preferir deixe o bowl suspenso e não encostado no fogão . Elas não podem cozinhar , mas vão esquentar com muito cuidado e paciência. Bata as claras em velocidade alta até atingir picos , adicione as raspas, o açúcar e bata bem  , até esfriar!


Montagem


Pé-aqueça o forno a 170° se possível só na perte superior , coloque o merengue sobre o recheio da torta de colher em colher , espalhando pequenas ilhas , daí sim espalhe o merengue. Se preferir tabém fica legal o uso de um bico de confeitar ,  eu gosto dela bem rústica. Com o merengue bem espalhado , coloque a torta no forno por cerca de 20 min. ou até ela dorar. Leve para gelar por cerca de 3h antes de servir. 


1 visualização

 Proudly created with Wix.com