• Renata Martuscelli

Torta de limão

A minha sobremesa favorita que a mãe da minha melhor amiga fazia! a Tia Magui! Quando eu fiquei grávida ele fez pra mim, nas duas vezes! eu amo! A dela é ainda a minha favorita!


Essa receita não é a dela mas ficou bem gostosa e parecida!



Receita!


Massa


250g de farinha de trigo

150g de manteiga sem sal  gelada e picada

2 gemas sem pele

1 colher (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

1 pitada de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180°


Misture  a farinha com o açúcar, o sal e o fermento. Adicione as gemas mexendo bem com a mão até ficar uma farofinha. Coloque a manteiga e misture a massa com a ponta dos dedos, ela não vai ficar homogênea, mas assim que estiver bem misturada já pode ser colocada em uma assadeira de fundo falso,basta apertar bem com as mãos, a minha assadeira é de 22cm de diâmentro. Ela é uma massa bem prática, pode ser usada em todo tipo de torta doce e não precisa gelar pra usar, além de dispensar o uso do rolo de macarrão! Fica super crocante! Faça furos e asse por cerca de 30 minutos.


Recheio


1 lata de leite condensado

1/3 de xícara de creme de leite de caixinha

Suco de 3 a 4 limões

Misture todos os ingredientes e experimente, quanto mais limão, mais azedinha ela fica. Coloque sobre a massa fria e pronta.

2 claras

4  colheres (sopa) de açúcar


Coloque as claras em um bowl que possa ir no fogo, ligue o fogo bem baixo e aqueça as claras, mexa bem e não deixe cozinhar, assim que ela esquentar um pouco coloque o açúcar e bata bem até elas ficarem firmes e frias, demora  cerca de 10 minutos. Para colocar as claras sobre a torta, você pode usar um bico de confeitar ou com duas colheres colocar montinhos sobre a torta e espalhar com muita paciência! No fim polvilhe um pouco de açúcar e coloque para dourar no forno, o maçarico também vale! Sirva bem gelada com raspas frescas de limão.

#dica : use feijões de cerâmica para assar a massa, coloque papel manteiga, os feijões e asse, eles impedem que a massa fique irregular. Quem não tiver, pode usar feijões comuns, grão de bico ou até ervilhas, só não pode cozinhar o grão depois de assar!  

0 visualização

 Proudly created with Wix.com