• Renata Martuscelli

Quiche de queijo branco

A massa que eu uso pra base dessa quiche é a mesma da minha torta de frango, feita com iogurte e bem saborosa, mas basicamente as massas funcionam muito bem com essa quiche, já usei massas com água e outras receitas de massa podre, a única que não dá certo é a massa folhada, fica muito gordurosa! Não recomendo!



Massa

250g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

2 pitadas de fermento

3 colheres (sopa) de queijo ralado tipo parmesão

1 colher (sopa) de iogurte natural

1 ovo gelado

150g de manteiga sem sal gelada e picada


Misture a farinha, o sal, o fermento e o queijo, faça um buraco no meio e coloque o iogurte e o ovo. Misture bem e adicione a manteiga gelada, amassando com a pota dos dedos até a manteiga amolecer um pouco, quando conseguir tente juntar toda a massa até fazer uma bola. É importante deixar alguns pedacinhos da manteiga sem misturar, guarde a bola de massa na geladeira por 1 hora.

Em quanto isso... vamos fazer o recheio!


Recheio


I quejo branco grande, de 500g ou um pouco mais

2 xícaras de leite integral

5 ovos grandes ou 6 pequenos

1/3 de xícara de queijo minas padrão 

Sal, pimenta do reino, orégano e noz moscada à gosto


Amasse todo o queijo branco e reserve.  Em um bowl bata os ovos, adicione o leite e os temperos, não esqueça de experimentar os queijos, se eles forem mais salgados nem precisa colocar muito sal, mas vale um capricho na pimenta do reino e na noz moscada! Para finalizar adicione o queijo amassado e o meia cura ralado grosso. Reserve.


Vamos assar!


Passado o descanso,  abra a massa , use uma assadeira de fundo removível média ou uma menor e mais alta.

Pra começar forre a mesa com papel filme (pra não sujar!) , polvilhe farinha de trigo e abra a massa , quando estiver do tamanho desejado , enrole-a  no rolo e coloque-a na forma! Sempre polvilhando farinha pra não grudar! Ela despedaça um pouco , mas é só apertar que ela se encaixa perfeitamente na assadeira.

Leve ao forno pré aquecido a 180º até dourar, vale a pena colocar um papel manteiga e algum grão que você não usa mais, pode ser grão de bico, feijão ou feijão de cerâmica como os meus da foto! Eles impedem que a massa fique irregular.   

Asse até ficar levemente dourada.




Com a massa pronta é só colocar o recheio e assar!

Ela demora cerce de 50min a 1 hora! Também vale a regra do palito limpo pra ela!



 Proudly created with Wix.com