• Renata Martuscelli

Pudim de pão da Nonna

Eu tenho algumas receitas de pudim de pão , essa é bem consistente e nada doce. A técnica usada também é diferente , normalmente eles são todos batidos ou com os pães em pedaços , esse é um pouco de cada! O preparo é fácil e com ingredientes que sempre temos em casa , leite , pão , açúcar e ovos! 




1 forma de pudim média com furo no meio

1 xícara de açúcar

5 pães franceses amanhecidos e cortados em rodelas finas

3 xícaras de leite integral

Raspas de 1/2 limão siciliano

2 colheres (chá) de essência ou extrato de baunilha

Noz moscada à gosto

4 ovos em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

5 colheres (sopa) de açúcar

1/2 xícara de passas pretas

Aqueça o forno a 180°


Comece caramelizando a forma , coloque o açúcar e ligue o fogo baixo , mexa até derreter o açúcar mas sempre com cuidado pra não ferver. Tem quem goste de fazer o caramelo do pudim com água mas eu prefiro sem, acho que demora menos! O cuidado é pra não ferver  e amargar a calda  , por isso é só deixar o fogo baixo e mexer bem!

Coloque as fatias de pães em um bowl e reserve. Coloque o leite , o açúcar , a baunilha e a noz moscada em uma leiteira e deixe ferver. Adicione o leite fervente no pão e deixe descansar por cerca de 15 minutos! (Pausa pro café!). Coloque as raspas de limão e mexa vigorosamente até o pão se desfazer por completo , coloque os ovos e mexa bem. Pra montar é simples , 1/2 da massa , passas bem espalhadas e finalize com as outra metade da massa. Asse em banho maria por cerca de 50 minutos ou até o palito sair limpo . Sirva frio ou gelado!


#dica : adicione 2 colheres (sopa) de conheque ou de cointreau depois das raspas de limão. 

0 visualização

 Proudly created with Wix.com