• Renata Martuscelli

Molho à bolonhesa da Nonna

Esse molho é clássico das famílias italianas , é um curinga na cozinha, vira macarronada , lasanha , sanduíche e até bolo salgado! Esse tem um grande diferencial dos outros , é cheio de cenoura! Fica menos ácido , mais cremoso e mais saudável! Pode ser congelado por até dois meses e dura quase uma semana na geladeira.


Posso dizer que essa é a minha receita mais importante do blog!

Mas fica a dica que a receita pode ser feita na panela de pressão mas com tempo façam na panela convencional ! O resultado é superior!



Receita!


4 colheres (sopa) de azeite extra virgem

1 cebola grande bem picadinha

2 talos de salsão médios bem picados

3 cenouras grandes trituradas ou raladas

500g de patinho moído duas vezes

1 xícara de leite integral em temperatura ambiente

1 xícara de vinho branco seco ou tinto suave (opcional)

3 latas de tomate pelato

3 latas de água fervente

Sal e pimenta do reino à gosto

Água a mais se necessário


Para o bouquet: Ramos frescos de orégano, manjericão , alecrim , tomilho , salsinha e ciboullete  

Junte os ramos com um barbante e reserve. 


Essa receita pode ser feita tanto na pressão quanto na panela convencional , lógico que na panela convencional fica melhor mas no dia a dia a panela de pressão ajuda e muito! O preparo é o mesmo , na pressão basta desligar o fogo e verificar a água a cada 20 min , já na convencional tem que mexer bastante e colocar mais água pro molho não secar. Em ambas as panelas, a quantidade de água depende do fogo e das panelas! O molho fica cremoso e grosso mas não seco!


Na pressão: 1h a 1:30h

Na panela convencional: 4h


Aqueça o azeite , comece pela cebola e refogue por cerca de 3 min , coloque o salsão e refogue por mais 3 min, adicione a cenoura e refogue até ela ficar amarelada , coloque toda a carne e abaixe o fogo , mexa sem parar e vá aos poucos colocando o leite pra carne não empelotar. Quando a carne estiver toda cozida , coloque o vinho e deixe cozinhando por cerca de 10 minutos. Bata o tomate pelato e coloque na panela , adicione a água , pouco sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com a panela ultilizada. Quando o molho ficar cremoso ele estará pronto! Finalize com  o bouquet e depois de uns 10 minutos retire-o, corrija o sal e finalize com um belo fio de azeite de alho do Receitas da Nonna!


#dica : retite bem os fios do salsão , eles mudam a textura do molho.

4 visualizações

 Proudly created with Wix.com