- Renata Martuscelli
Feijão
Esse é o feijão, receita da minha preciosa avó materna Ignez (que também era Nonna) , ensinada para a minha mãe e a perfeição foi atingida pela Análea, que trabalha na minha mãe há mais de 30 anos. Ela tem um super segredo no feijão , ele não fica de molho , o grão fica com a pele intecta e macio por dentro, o caldo fica levemente grosso e muito consistente. Sabor incrível e quem ja comeu o que a Análea faz não esquece.
Fiz muitas vezes de formas diferentes , deixando ou não de molho , mas essa receita sem dúvida é a mais saborosa!
A partir daqui vou dar para você outras receitas práticas pra fazer com esse feijão , pricipalmete porque sobra , como sopa de feijão , tutu de feijão e até um caldinho pra tomar de aperitivo!
E pra facilitar a sua vida, ja vou dar mais uma dica: congele! Isso mesmo, no dia que você fizer, divida em porções , coloque a data e freezer neles! Pra congelar precisa colocar o feijão até o topo do pote, assim não vai formar gelo , vai conservar mais e o sabor não vai embora. Dura 2 meses no freezer, ok?!

Vamos à receita!
1 saco de feijão tipo carioca escolhido e lavado
Água o suficiente para encher a panela de pressão de 7L (pode variar)
1 cebola grande picada
1/2 xícara de bacon picado
3 linguiças tipo paio
2 dentes de alho amassados
Salà gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Na pressão refogue a cebola, o alho e o bacon no azeite , adicione o feijão , a água até o nível permitido e tampe. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 40 minutos , abra (de acordo com o sistema de segurança de sua panela) e expeimente os grãos , eles tem que ficar intactos mas moles por dentro , o caldo fica ralo. Se não estiver nesse ponto deixe mais alguns minutos . Estando nesse ponto , ligue o fogo deixe fervendo. À parte , coloque o paio para ferver , depois retire a pele e corte em rodelas, jogue-as dentro do feijão. Após uns 15 minutos o feijão vai estar no ponto e um pouco salgado, corrija o sal e sirva com um arroz fresquinho. Para congelar, deixe-o esfriar .