• Renata Martuscelli

Ciambotta

Receita tradicional do sul da Itália, de onde meus avós paternos vieram , ela precisa basicamente de vegetais , podem ser cozidos separadamaente , juntos ou até no vapor! Essa é à moda da minha Nonna! Inesquecível e deliciosa.


3 batatas grandes

2 berinjelas 

4 abobrinhas italianas pequenas 

Óleo de soja o suficiente1 colher (café) de sal

Farinha de trigo o quanto baste 

Queijo parmesão ralado o suficiente


Aqueça o óleo em uma frigideira de boca larga , coloque o sal no óleo , corte as batatas em cubos pequenos e frite em seguida , o ideal é cortar a quantidade que vai caber na frigideira pra não precisar deixar a batata na água. A água em contato com o óleo espirra e fica perigoso, além disso a batata fica preta fora da água, por isso corte e use imediatamente , se precisar repita a operação. Deixe a batata secar em um papel toalha e reserve.



Faça a mesma operação na berinjela , ela também fica preta quando é cortada , corte-a em cubinhos o suficiente para a frigideira , passe na farinha e frite a seguir. Repita a operação até ela ficar toda pronta , deixe secar no papel toalha e reserve.

Corte a abobrinha em rodelas , eu prefiro bem fininha como essas da foto , mas a minha mãe prefere mais grossa! Passe na farinha e frite. Como ela não fica preta, pode ser fateada antes de tudo. Finalize da mesma forma e reserve .

Em uma travessa acomode a batatinha de um lado , a berinjela do outro e as rodelas de abobrinha no meio, finalize com o queijo ralado.


Com todos os legumes prontos é só finalizar! Ma se você preferir pode comer sem o molho!


2 cebolas médias fateadas em rodelas bem fininhas

2 tomates sem casca fateados em rodelas bem fiinhas

1 pimentão vermelho fateado em tiras de1 cm

Sal, pimenta do reino á gosto

Azeite de boa qualidade

1 pitada de açúcar

1/2 colher de sopa de orégano 


Aqueça uma frigideira com azeite , cerca de 2 colheres (sopa) , refogue as cebolas com o açúcar , coloque os tomates e o pimentão , deixe cozinhar bem , tempere com o sal, a pimenta e o orégano e coloque sobre os legumes!



 Proudly created with Wix.com