• Renata Martuscelli

Bolo de sorvete

Essa foi o de aniversário da minha filha mais nova, de quando ela fez 10 anos, agora ela pode sempre! Todo ano.




Base de bolo de chocolate


1 xícara de farinha de trigo peneirada

3/4 de xícara de açúcar peneirado

1/2 xícara de cacau em pó peneirado

3/4 de xícara de água

1/2 xícara de óleo de girassol ou de milho

2 ovos

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal


Em um bowl misture o açúcar com o cacau, adicione os ovos, o óleo e misture bem. Alterne a água com a farinha começando e terminando com a farinha e finalize com o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 40 min ou até o palito sair limpo. O bolo pode ser assado também em duas assadeiras pra render 2 bolos!

Deixe esfriar e se precisar corte ao meio. Reserve!


Recheio e cobertura de ganache


350g de chocolate meio amargo picado

350g de chocolate ao leite picado

1 latas de creme de leite (com soro)


Coloque em um bowl que possa ir ao microondas o chocolate amargo, o chocolate ao leite e uma lata de creme de leite , leve ao microondas para derreter. Aqui em  casa eu demoro cerca de 3 minutos, sempre parando a cada minuto pra mexer! Quando ele estiver bem derretido, coloque a outra lata de creme de leite e reserve até esfriar.


Vamos montar!


Precisaremos de aro de acetato! Ele é facilmente encontrado em casas de produtos para bolos! Vem em um rolo que voçê corta do tamanho necessário e prende com uma fita adesiva do lado de fora! Super prático e pode ser usado pra montar qualquer bolo! Tenho sempre aqui em casa!!

Para esse bolo da foto eu usei 1 litro de sorve de creme, 1/2 bolo da receita e uma receita inteira de ganache, se você preferir também pode fazer camadas com o bolo, duas receitas de ganache e aumentar mais 1 litro de sorve de creme! Pode variar o sabor do sorvete, pode ser de chocolate, creme, morango, crocante, pistache... O da foto de de creme!

Comece a montagem colocando um pouco de ganache no prato (ela vai servir de cola pro seu bolo não dançar) , por cima coloque o bolo bem centralizado, nessa hora vale a apresentação do bolo! Feito isso é a hora do acetato, coloque o aro (já  cortado) ao redor do bolo e aperte bem ,feche com uma fita adesiva. 

Com o aro bem colocado distribua mais da metade da ganache sobre o bolo e leve ao freezer para gelar!

Retire o sorvete de creme   do freezer e aguarde cerca de 30 minutos para continuar a montagem...

Pausa pra um café!

Agora com  a ganache bem durinha e o sorvete mais mole continue!

Bata o sorvete na batedeira e coloque-o no bolo, deixe-o bem homogêneo  e leve ao freezer por cerca de 4h.

Passado o tempo finalize com a ganache (se precisar leve um pouco ao microondas para derreter) e coloque o bolo no freezer!

Na hora de servir retire o acetato e use e abuse de confeitos !

Parece que dá um trabalhão mas vale cada minuto, a criançada adora!


#dica: para fazer um bolo de duas camadas ao finalizar o sorvete coloque o outro bolo sobre ele, a ganache  e leve ao freezer, faça todo o processo do sorvete novamente usando mais 1 litro e finalize com a ganache! Uma boa dica é usar um sorvete de morango na segunda camada, fica um bolo de sorvete napolitano!

0 visualização

 Proudly created with Wix.com