• Renata Martuscelli

Bolo bem casado

Fiz esse há alguns anos atrás, há 6 anos atrás! No aniversário de 64 anos do meu pai.



Receita!


Bolo


8 claras

1 pitada de sal

8 gemas peneiradas

2 xícaras de açúcar refinado peneirado

1 colher (chá) de extrato  ou essência de baunilha

8 colheres (sopa) de água fervendo

2 xícaras de farinha de trigo peneirada

1 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180°.


Bata as claras em neve  com o sal e reserve. Bata o açúcar com as gemas até formar um creme esbranquiçado, adicone a água fervendo , bata e desligue . Adicione a farinha  aos poucos e o fermento. Finalize com as claras delicadamente. Asse em duas formas separadas do mesmo aro. A assadeira pode ser untada com manteiga e farinha ou com papel manteiga. Asse por cerca de 40 minutos ou até a massa ficar dourada. Espere esfriar para usar .


Recheio


1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite

1 colher (sopa) de farinha

1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha

1 colher (sopa) de manteiga sem sal


Coloque o leite condensado em um bowl alto que possa ir ao microondas, adicione a farinha e mexa, adicione a baunilha, o creme de leite , a manteiga e mexa bem. Leve ao microondas por 15 minutos ou até a consistência desejada , faça pausas a cada 3 minutos para mexer. Espere esfriar para usar, para não criar uma película coloque papel filme sobre o recheio quente e só retire quando esfriar. Faça 2  a 3 receitas para essa quantidade de bolo.


Calda


1 xícara de açúcar

1 colher (sopa) de extrato de baunilha ou 1 favo de baunilha

2 xícaras de água


Se for utilizar o favo, corte-o ao meio e retire as semantes , coloque o favo e as sementes junto dos ingredientes, se a opção for o extrato ou essência é só começar.  Misture bem o açúcar , a água e a essência , leve ao fogo, depois não mexa mais , deixe ferver por cerca de 15 minutos. Use quente.


Montagem


Comece pelo bolo, umedeça com a calda, coloque o recheio e repita até finalizar o bolo com a calda. Para decorar use açúcar de confeiteiro. Sirva em temperatura ambiente.


#dica : não exagere na calda, ela deixa o bolo mais doce

0 visualização

 Proudly created with Wix.com